Pages

quinta-feira, setembro 16, 2010


- Aids e DST'S

0



Minha vida sexual anda ativa e tenho muitas duvidas sobre aids. O que é esta doença?
AIDS significa Síndrome da Imunodeficiencia Adquirida ou SIDA. É uam doença provocada pelo virus HIV que afeta o sistema imunológico, ou seja, deixa o organismo fraco para contrair outras doenças como pneumunia, tuberculose e HPV, entre outras. Os sintomas iniciais poder ser confundidos com dor de garganta, febre, manchas na pele, dores musculares, dores de cabeça, gânglios ou ínguas que demoram a desaparecer. Como a progressão da doença podem surgir alguns tipos de câncer, toxoplasmose, meningites, tuberculose etc. Hoje, a AIDS tem sido mais controlada, mas a mortalidade ainda é alta. Então, use camisinha sempre !!!
Estava apaixonada e acabei transando sem camisinha. Como posso saber se tenho AIDS?
Estar apaixonada não é desculpa para não usar camisinha, hein!! Mas, como ja aconteceu não adianta ir correndo fazer o exame. O indicado é realiza-lo após tres meses do ocorido, pois durante esse tempo o exame pode não detectar o virus. Na hora, é importante lavar com agua e sabão, mas isso não garante nada. Tambem não adianta passar nada mais forte na vagina, pois você pode machucar sua pele e facilitar a contaminação.
Quando saio pra balada, quase sempre fico com alguem. Como beijo pessoas diferentes, queria saber se corro o risco de pegar aids por um beijo de lingua?
O beijo não transmite a AIDS porque a saliva possui substancias que parecem neutralizar o HIV, a não ser que haja uma lesão grave na gengiva com sangramento.
Transei poucas vezes na vida, tenho namorado, mas as vezes fico com outros. Como se pega a AIDS ?
Fique ligada porque quanto maior o numero de parceiros aumenta o risco de contrair a doença. O contagio pode ser pelo sexo vaginal, anal ou oral sem camisinha. Tambem pode acontecer se conpartilkhar seringa ou agulha da pessoa infectada, transfusão de sangue contaminado, instrumentos cortantes não estirilizados. Beijo na boca, masturbação a dois, suor e lagrimas, picada de inseto, aperto de mão ou abraço, talheres e copos, assento de ônibus, doação de sangue, sabonete, toaalha, lençol não oferecem risco de contagio.
O que são DST’s? Não sei nada sobre isso. O que significa?
DST’s quer dizer doenças sexualmente transmissiveis. São elas a Aids, Sífilis, cancro mole, candidíase, Herpes, Gonorréia, Tricomonas, Clamídia, Ueaplasma, Gardnerella, HPV, Hepatite B, Pediculose, Linfogranuloma Venéreo, Granulona Inguinal entre outras. Para previni-las, basta usar CAMISINHA. Este ano esta começando a vacina para o HPV. Caso tome a vacina, ainda é imprescindivel continuar se protegendo com preservativo.
Existe alguma diferença entre HIV e AIDS?
HIV é o nome do virus que provoca a doença AIDS. A pessoa pode ter o virus, mas não manifestar a doença por muitos anos (até 10 anos), mas nesse periodo ela pode infectar outras pessoas. Portanto, uma pessoa com aparencia “saudavel” pode ter AIDS. A unica prevenção é o uso de CAMISINHA em todas as relações.
Como se previne a AIDS?
A única prevenção é usar camisinha e mesmo que seu parceiro faça o exame nunca é confiavel que vocês possam ter relaçoes sem usa-la, pois existe um periodo em que o exame não detecta a doença (tres meses).
Como se previne DST’s ?
Usando camisinha seeeeeempre! Ter apenas um parceiro e tomar vacinas para alguma delas.
Posso mesmo confiar na camisinha para previnir DST’s?
Infelizmente nada é 100% seguro, principalmente no caso do HPV. Ele pode estar na região escrotal (saco), nos grandes labios da vulva e pode acontecer a contaminação, ma mesmo assim, tem que usar porque somente ela irá protegê-la.
Fico com um garoto e ainda não transamos. Só fizemos caricias por cima da roupa, mas ele tocou minha vagina com a mão e eu o pênis dele. Posso estar com aids ou DST?
Fique tranquila porque não há perigo de contrair Aids durante a masturbação a dois. Agora, se encostar seu orgão genital no dele sem roupa, mesmo que não aconteça a penetração, você pode contarir alguma DS’T, caso a pele da vulva, do penis e da bolsa escrotal esteja com alguma doença.
Desconfio que estou com alguma doença sexualmente transmissivel. Como posso tratá-la?
Nem pense em ficar somente nessa de que acha que tem, viu. A unica maneira de saber qual o seu problema é ir ao médico. Ele é quem vai decidir qual o melhor caminho para a cura desse “probleminha”. Essas doenças, caso não tratadas, evoluem e trazem consequencias graves para a saude. Então, não perca mais tempo e corra para o seu médico para iniciar o tratamento.
Porque posso pegar DST quando fizer sexo sem camisinha?
Durante uma relação sexual não existe somente uma grande troca de bons sentimentos. O organismo tambem libera muitas substancias que são trocadas com o parceiro durante este momento. Ai é que acontece o contagio, caso a pessoa que esteja co você tenha alguma doença. Por isso, é tão importante usar camisinha.
Fui ao ginecologista e descobri que tenho uma DST. Posso transar durante o tratamento?
Como ainda não esta curada a doença, não é seguro fazer sexo porque pode transmiti-la ao seu parceiro. É melhor esperar o tratamento chegar ao fim. Quando receber sinal verde do seu médico, já esta liberada, mas dessa vez use camisinha para não correr risco de pegar novamente uma DST.
Tenho um machucadinha na vagina e ele não sara nunca. O que deve ser?
Pode ser uma DST, mas sómente o exame de um médico, especialista no assunto, vai saber o que esta acontecendo e indicar um tratamento para ela desaparecer. Aproveite para ir ao ginecologista logo, ainda enquanto é apenas um machucadinho, porque com o tempo, pode evoluir dificultando o tratamento. 

0 comentários:

Postar um comentário