Pages

quarta-feira, setembro 15, 2010


- Perguntas mais frequentes: Contraceptivos .

0




Quaiis são os métodos anticoncepcionais mais seguros para evitar a gravidez ?



É verdade, existem várias outras opçoes além da pílula. São elas: o DIU (dispositivo intrauteriano), que é uma pequena peça de plastico com cobre colada no útero, mas só pelo ginecologista. Existe um adesivo anticoncepcional para ser aplicado sobre a pele; o anel vaginal, que é colocado dentro da vagina, mas tambem só o ginecologista pode fazer isso. O anticoncepcional injetável que deve ser aplicado uma vez ao mês na farmacia, mas só com receita do ginecologista. O diafragma que é colocado na vagina antes da relação sexual para impedir que o sêmen chegue até o óvulo e tambem as (sempre) indispensaveis camisinha masculina e feminina. Consultar um ginecologista é a melhor maneira de saber qual é o método indicado para você.




*É verdade que a pilula engorda?

O que acontece é que, geralmente, quando uma garota começa a tomar a pilula, ela ainda pode estar na fase de formação do seu corpo, ou seja, ainda esta tomando as lindas formas de uma mulher, então, pode ter essa impressão. O que pode acontecer é a retenção de líquido e ai você pode sentir essa sensação. Escolher a pílula mais adequada junto ao seu médico vai ajudar a evitar esse problema.




*Tenho 18 anos e estava transando com o meu namorado quando, infelizmente, a camisinha estourou. Resolvemos que eu deveria tomar a pílula do dia seguinte e foi o que fiz. Mas, quero saber como funciona e se ela é garantida?!

Quando acontece isso, o risco de uma gravidez sempre existe. Quando é tomada em até 24 hrs, pode falhar em 5% dos casos; em até 48 hrs o risco aumenta para 15%; agora, em até 72 hrs este numero vai para 42%. A dose de hormônio dessa pílula é muito alta, por isso, só pode ser tomada em caso de emegência para não trazer prejuizos ao seu organismo. Ela age dificultando o encontro do espermatozóide com o óvulo. Caso a fecundação acontecer, ela provoca uma descamação do útero impedindo que o óvulo seja implantado. Agora, caso a gravidez ja tenha se iniciado ela não tem efeito.




*Se eu tomar bebida alcoolica, o efeito do anticoncepcional é cortado?

Não existe problema quanto a isso, mas caso você exceda o seu limite e aconteça o vomito, a eficacia do anticoncepcional pode ficar comprometida, pois você expulsou o que estava em seu organismo, inclusive o comprimido.




*Quando acontece o meu periodo Fértil?

Dependendo do intervalo dos ciclos menstruais. Geralmente acontece com 14 dias antes da proxima mentruação. Por exemplo, se você tem intervalos de 28 dias, o periodo fértil acontece por volta do 14° dia.




*Sabe aqueles dias em que se para a ingestão do anticoncepcional quando acaba a cartela e então vem a mentruação? Então, nesse periodo ele ainda esta valendo para previnir a gravidez?

Pode ficar tranquila, durante esse periodo você tambem esta protegida. A pilula vale para todo o mês, isso, se você tomou todos os dias, direitinho, dentro do horario.

0 comentários:

Postar um comentário