Pages

quinta-feira, setembro 16, 2010


- Auto-exame de mama. Toque-se!

0


Uma forma de participar da sua própria saúde é realizar um auto-exame de mama mensal. Apesar do médico realizar um exame completo de mama em sua visita anual, fazer o auto-examen todos os meses fará com que você fique informada sobre qualquer mudança que aconteça em sua mama. É recomendável que as meninas que estão no final da adolescência, ao redor dos 20 anos, comecem a fazer o auto-exame de mama 1 vez por mês.
O objetivo deste exame é procurar por nódulos que podem ser cancerígenos. Porém não se assuste! Isso soa muito pior do deveria, já que estudos demonstraram que a maioria dos nódulos que se encontram na mama não são cancerígenos. O câncer de mama é pouco comum em adolescentes e mulheres na faixa dos 20 anos, portanto o risco de você ter a doença hoje é muito baixo.


“Por quê devo fazer o exame de mama?”

Em primeiro lugar, ao transformar o auto-exame em um hábito, você conhecerá sua mama muito melhor. Se algo estranho aparecer, você saberá imediatamente.
Muitas adolescentes e mulheres tem medo de examinar sua mama porque tem medo de encontrar algo ou porque não entendem o motivo do exame. Porém se você sabe o que está procurando e compreende a importância dos motivos que te levam a fazer o exame, ele será mais fácil.


“Quando devo fazer o exame?”

O auto-exame mensal deve ser realizado depois da sua menstruação porque a mama estarão menos sensíveis e inchadas. Depois de alguns meses, você terá se transformado em uma expert na sua mama. É interessante aprender a fazer o auto-exame com o seu médico para se assegurar de que está fazendo corretamente. E lembre-se, se encontrar um caroço ou algo anormal, não espere; consulte o médico imediatamente.


Passos para o auto-exame de mama


PASSO 1: Observação
Vá a um local com bastante luz. Tire a blusa e, em frente a um espelho, observe atentamente seus seios. Você notou alguma mudança, como alterações no mamilo, áreas com caroços ou erupções na pele?
Em seguida, ponha as mãos no seu quadril e faça força com o braço enquanto observa seu peito. Vê algo diferente? Seus seios devem ter um aspecto sem manchas nem caroços.
Aperte suavemente os mamilos para verificar se não há saída de líquidos. Se sair um líquido claro é normal. Se o líquido está misturado com sangue, entre em contato com o seu médico.
PASSO 2: Ponha os dedos em movimento
Deite-se de costas com uma almofada debaixo do ombro esquerdo e ponha o braço esquerdo debaixo da cabeça. Imagine que a sua mama é feita de esferas em forma de espiral.
Com a mão DIREITA comece o exame usando seus dedos, acompanhando os espirais de fora para dentro.
Continue dessa forma até que tenha examinado todo o tecido da mama e também a área do mamilo. Se quiser aprofundar o exame um pouco mais, você pode fazer círculos mais suaves debaixo da axila, porque o tecido da mama se extende por cima e por baixo da axila. Se você tem seios grandes tem que fazer uma pressão mais forte durante o exame para ter certeza de que fez o exame corretamente.
PASSO 3: Mude de lado
Agora mude de lado. Ponha a almofada debaixo do seu ombro direito, ponha a mão direita debaixo da cabeça e comece a fazer o exame com os dedos da mão esquerda.
Terminou!
Isso é tudo! Com esses pequenos passos você termina o auto-exame. Seus auto-exames serão reforçados com os exames anuais que você fará em sua consulta ao médico. Entretanto, avise a seu médico sobre qualquer alteração que apareça em suas mamas ou sobre qualquer outra preocupação que você tenha, pois assim você pode realizar exames mais detalhados.
BMilla 

0 comentários:

Postar um comentário