Pages

quarta-feira, setembro 15, 2010


- Uma breve reflexão sobre o amor

0


 Ou melhoor, uma breve implicancia com teorias amorosas em geral. 

Sem querer começar a coluna com afirmaçoes categóricas nem nada, sobre poucos assuntos conhecemos tão pouco e falamos tanto como oamor Ninguem sabe dizer muito bem o que ele é, mas, mesmo assim, criamos hipóteses, damos conselhos, inventamos regras sobre ele em todo lugar: nas musicas, nos filmes, nas caixas de cereal (juro: já vi uma coisa do tipo "dicas para se dar bem numa relação amorosa" numa caixa de cereal). Até aí, beleza: ninguem sabe muito sobre Deus e é super legal conversar sobre isso. Mas acabam saindo teorias que são, no minimo, bem questionaveis.
Uma das que acho mais loucas é aquela que fala que, "amor, só uma vez na vida". Minha tia Rosa, que é viúva, fala isso. Há dez anos. Acho lindo, mas, na boa, a vida amorosa da minha tia não é modelo para todo mundo! Conheço quem teve um amor, e quem teve dez. Claro, tem gente que teve dez e vem com frase do tipo: "Ah, mas só esse décimo é amor de verdade". Acho tão desnecessario. Amor de verdade é aquele que a gente esta sentindo...
Aliás, esse negócio de medir/pesar/calcular o amor também é chato. Não sei o que amor é, mas sei que não se mede ou se calcula como, digamos, altura e area do triangulo. Álias, acho ruim qualquer teoria que compare o amor à area do triangulo. Por isso, não sei qual é o ponto de falar coisas como "eu amava o B do que o A" ou, pior, "Eu amo o C mais do que você ama o D". Argh!
Outra coisa que costumam dizer sobre o amor é que ele é diferente da paixão. Que paixão é uma coisa louca, passageira, insana e amor é calmo, duradouro e morninho. Nada contra fazer essa distinção, usando palavra para uma coisa e outra para outra coisa, da mesma forma que a gente fala "pure" quando a batata esta amassada e só "batata" quando ela esta inteira (certo, péssimo exemplo). O que acho chato é quando vejo pessoas praticamente brigando para ver quem esta certo, sabe? Ou, mais chato ainda, quando vêm com regrinhas: "Não, você não entendeu! Amor é isso, paixão é aquilo". Cada um usa as palavras do jeito que quizer, né? Não é prova de gramatica.
Da mesma forma, não curto quando alguem vem com esse papo de amor que é amor é para sempree. Até entendo que a pessoa que fala isso considere que só vai ter amado quando tiver sido para sempre (e seria coerente se ela só dissesse "Eu te amo" só la pelo final da vida, com uns 90 anos, né?), mas daí a falar que tooodo o reino do amor tem que obedecer a esse requisito... Acho que até ja falei isto aqui: Não é porque o chocolate acabou que ele deixa de ser chocolate. Adoro esse exemplo!
"Bom, Lili, desse jeito, fica dificil conversar sobre o amor", você pode me perguntar (ou melhor, você não esta perguntando nada e eu estou inventando). Será? Ninguem sabe direito o que é o amor, mas todo mundo já amou, ou vai amar. E é muito gostoso criar teorias locas, conceitos nada comprovados, algumas regrinhas - como todo mundo, eu tambem faço isso. Mas só por diversão, vai. Não dá para levar a sério. Porque, quando o amor bate, todos esses calculos vão para o alto, levando com eles, felizmente, a area do triangulo e de qualquer outra figura geometrica.

Olla gente.
Eu vi este texto em uma revista e adoreii, por define um "pouco" do amoor õ/
Espero que gostem . By: Camilla 

0 comentários:

Postar um comentário